Soluções customizadas

Mais do que simplesmente inserir seus produtos no mercado, a Steck tem como propósito facilitar a vida dos clientes. Partindo desse princípio, a empresa criou um setor em sua fábrica dedicado exclusivamente à realização de projeto e montagem de quadros e painéis, a fim de oferecer soluções feitas sob medida para suprir as reais necessidades de seus parceiros.

Procurando atender à risca cada encomenda e garantindo o padrão de excelência suportado pelo nome Steck, o resultado não poderia ser outro, se não o sucesso. Passados cerca de vinte anos da adoção dessa estratégia, a companhia contabiliza mais de 80 mil projetos desenvolvidos e implantados nos clientes, suprindo os mais diversos segmentos de atuação, como as indústrias automotiva, química e de papel e celulose, os fabricantes de máquinas e equipamentos e as áreas da construção civil e de mineração.

Conforme destaca o gerente de Qualidade da Steck, Luciano Peixoto Fernandes, além de exigir produtos de alta qualidade, a cada dia que passa o mercado tem cobrado níveis maiores de excelência nos serviços que lhe são prestados. Diante dessa nova ordem, atender às necessidades específicas de cada cliente tornou-se um diferencial importante. Assim, a Steck criou o Setor Unicom para montagem de unidades combinadas. O departamento envolve uma equipe de engenharia comercial e de desenvolvimento dedicada a apresentar as melhores soluções para os usuários da marca, sempre visando oferecer os melhores custos e prazos de entrega, sem abrir mão da qualidade. “O nosso time está à disposição para auxiliar em qualquer etapa do projeto, sendo que o primeiro passo é entender o que o cliente precisa”, sintetiza Fernandes.

Após o primeiro contato recebido, a equipe da Steck elabora o orçamento com base nas informações obtidas junto ao cliente. Na sequência o Departamento de Engenharia faz o projeto, definindo o esquema elétrico, a estrutura detalhada da solução com seus componentes e o layout de montagem. O próximo passo consiste em enviar o projeto ao cliente para validação. Se aprovado, as informações são direcionadas à equipe de montagem da Steck. “As montagens são realizadas em nossa própria fábrica, pois temos um modelo de processos e maquinários adequados para garantir a qualidade dos nossos produtos”, comenta Fernandes.

O executivo destaca que a equipe que atua na área é formada por profissionais qualificados e habilitados, todos com formação técnica e instruídos conforme a NR 10 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que regulamenta a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade). Os quadros e painéis oferecidos pela Steck podem ser customizados conforme o desejo do cliente mas também existe uma gama padronizada de modelos, que já faz parte do catálogo da empresa.

Entre as soluções ofertadas pela Steck destacam-se as linhas de QGBT (Quadro geral de distribuição de baixa tensão) até 4.000A; Quadros de distribuição; Quadros para bombas (partida direta, estrela/triângulo, soft-start e inversor de frequência); Quadros tipo; Unidades combinadas e Caixas e extensões para instalações provisórias. Estão disponíveis tanto quadros de embutir quanto de sobrepor, com os mais variados graus de proteção (IP). A Steck oferece também caixas de aço inox, para aplicação em áreas que apresentam alto grau de corrosão.

Como a Steck possui uma ampla gama de itens em seu portfólio, quase a totalidade dos componentes utilizados na montagem dos quadros e painéis é de sua própria manufatura. Em alguns casos, sendo necessário, também são utilizados produtos fabricados pelas empresas do grupo ou parceiras ou até mesmo fornecidos pelo próprio cliente.

Sobre as vantagens de adquirir quadros e painéis montados pela Steck, Fernandes destaca que, além de contar com um preço extremamente competitivo, os clientes são resguardados pela existência de uma equipe dedicada e comprometida em seguir os projetos e as normas vigentes. Mesmo sendo feita sob encomenda para atender às necessidades específicas de cada usuário, a montagem de quadros e painéis por parte da empresa baseia-se nas normas ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) e ABNT NBR IEC 61439 - específica do setor, e que em breve irá substituir a ABNT NBR IEC 60439. “São realizadas diversas verificações, desde o recebimento dos componentes, passando pelo processo produtivo, até a inspeção final feita após a montagem dos quadros. Além de garantir aos nossos clientes um prazo de entrega que atenda às suas expectativas, temos um padrão de montagem em nossas soluções”, comenta Fernandes.

De acordo com o executivo, a padronização da montagem das soluções garante o atendimento às normas aplicáveis e a segurança do instalador. Além disso, lembra Fernandes, o cliente recebe o projeto para validação e aprovação antes de ser iniciada a produção do item final. “Caso haja alguma revisão do projeto pelo cliente, garantimos que o mesmo seja produzido de acordo com a sua necessidade”, reforça.

O gerente da Qualidade da Steck informa ainda que a fábrica possui um laboratório, junto à linha de montagem, equipado para realizar verificações e testes específicos em cada item produzido: “É possível agendar para que a inspeção do quadro seja realizada internamente e acompanhada pelo nosso cliente. Temos ainda uma equipe dedicada ao pós-venda responsável por realizar a assistência técnica em campo, se necessário”.

Para assegurar tranquilidade aos clientes, a Steck oferece garantia de 12 meses em sua linha de quadros e unidades combinadas, a contar da expedição do produto. “Porém, sabemos das necessidades de nossos clientes e podemos negociar um prazo maior, desde que acordado entre ambas as partes”, finaliza Luciano Fernandes.

Últimas Notícias