5º ENCONTRO “STECK POR ELAS”

Mais um encontro realizado com sucesso! Este mês debatemos sobre a igualdade de gênero e os desafios das mulheres pela igualdade salarial.

A luta pela igualdade de gêneros ainda não foi vencida, embora muito se tenha evoluído. Muitos são os motivos, mas o mais alarmante é a sobrecarga de tarefas e “deveres” a qual a mulher é submetida na nossa cultura.

Neste encontro, conhecemos os dados do IBGE quanto a remuneração, atividades divididas por gênero e percebemos que as mulheres possuem mais formação que os homens, mas ainda assim têm uma remuneração menor. Também dividimos experiências e conhecemos exemplos de colegas da nossa companhia que puderam crescer profissionalmente graças a divisão de tarefas domésticas e maternas/paternas. Também debatemos sobre a falta de informação sobre a igualdade de gêneros e esclarecemos que as mulheres não querem ser iguais aos homens, até porque ninguém é igual a ninguém. Mas sim, lutam por igualdade e respeito, como:

  • Direitos iguais: não ser reprimida por querer fazer algo que “não seja profissão, lugar de mulher”;
  • Divisões Iguais de Tarefas: é preciso tirar o estereótipo que a responsabilidade de cuidados com a casa e a família é das mulheres. O ambiente familiar é dever de toda a família;
  • Cargos, oportunidades e salários Iguais: elas não devem ser subestimadas profissionalmente para ocupar um cargo só por serem mulheres, muito menos realizar a mesma função de um homem e ganhar menos por isso;
  • Respeito às diferenças: uma sociedade mais igualitária promove respeito mútuo e garante igualdade entre os gêneros, tanto na parte pessoal como na profissional.

Por fim, lembrem-se sempre: diferenças SIM, desigualdade NUNCA! Vamos lutar juntos?

* Sobre o projeto: O objetivo do Steck por Elas é encorajar nossas mulheres para fortalecer o canal de comunicação direta, incentivar a quebra de silêncio e falar sobre as relações e intercâmbios no ambiente de trabalho. Os encontros ocorrem bimestralmente.

 

Últimas Notícias